Falhei… mas nem tudo esta perdido!

Eu nunca fiz uma faculdade. Nunca trabalhei em uma multinacional. Nunca estagiei em nenhum lugar.

Minha formação vem de livros, cursos, treinamentos, palestras, conversas com pessoas que estão a um nível acima do meu, videos, podcasts, filmes… etc…

Não tenho um diploma pendurado na parede. Nunca sequer segurei um canudo em uma formatura e nunca joguei aquele “chapéu” de formandos pra cima. O mais proximo disso, foi quando servi a Marinha do Brasil e tive uma formatura que significou muito na minha vida, onde joguei o cap para o alto. Escondido com a turma, para o comandante não ver e não tomar cadeia!

Nunca fui o melhor aluno da escola, nunca estudei em uma escola particular. Nunca fiz CCAA, nem Wizard muito menos CNA ou FISK. Aprendi o pouco que sei do ingles pela curiosidade. De graça, por ai…

Nunca tive meu pai ou minha mae pra me darem qualquer dinheiro pra iniciar um negocio.

Nunca ganhei um carro zero de aniversario de 18 anos, nem mesmo minha carta de motorista.

Ao contrario do que muita gente pensa, eu sempre tive que ralar muito pra ter o pouco de tudo que eu tive e tenho hoje.

Mas meus pais me deram muito amor e educação, o máximo que eles puderam. Me deram um lar pra viver durante toda minha vida ate os últimos meses, de paz, amor, carinho… uma cama pra dormir, comida na mesa e me ensinaram a ter fé em Deus e sempre me disseram: “ora que Deus te ajuda.” E eles sempre estiveram certos quanto a isso!

Nunca tive uma educação financeira como a do senhor Buffet, mas o pouco que aprendi, procurei usar ao meu favor. E tudo que sei hoje sobre finanças, veio pela curiosidade.

Meu primeiro negocio eu tive com apenas 16 anos de idade, por um acaso. Quem me via, eu estava apenas na frente de um computador no meu quarto. Mal sabiam que por traz daquela tela haviam 25 pessoas lideradas por mim. Tive um certo sucesso, mas que decidi encerrar quando estava se tornando algo grande, para servir a Marinha. Um erro? Talvez… mas nao me arrependo. Na Marinha eu aprendi a ser homem, a ser cidadão, a ser honesto e a assumir meus compromissos. Algo que eu ja trazia de casa e lá só reforçou. Pensando bem, foi a melhor escolha da minha vida.

A partir daí eu criei outros negocios… descobri em mim o amor pelo empreendedorismo, alem de claro, o amor pela musica.

Li certa vez que so é possível amar de verdade 3 vezes na vida. 2 dessas eu ja descobri quais são. A terceira, deve estar vindo por ai?! Quem sabe…

Em 2009 eu quebrei…

Em seguida, vivi momentos tortuosos e aos 20 anos no auge do desespero que só eu sabia, tive então uma conversa cara a cara com Deus que mudou a minha vida!

Em 2010, aos 21 anos eu me reergui…

Foi quando criei a ORQUESTRA DE CÂMARA DIFUSA, meu primeiro grande projeto social dentro da musica e onde me descobri maestro e decidi estudar mais a fundo sobre esse novo desafio na carreira musical.

Em 2011 eu quebrei de novo…

Em 2012 eu me reergui… usei todos os aprendizados dos anos anteriores ao meu favor e surgiu então o que hoje é conhecido por: GRUPO RAPHAEL TAVARES, ou para os íntimos, GRUPO GRT!

Transformei aquilo que eu ja vinha fazendo desde 2002, que era tocar violino, em algo maior. Surge entao a ESPECIAL NOIVAS, hoje, especialista em assessoria musical para casamentos. Em 2018 completou seu sexto ano de atividade como assessoria musical e um breve curriculo de mais de 1200 casamentos realizados somando mais de 120 musicos, bandas e DJs parceiros no portfólio.

Em 2014, estava tudo bem, graças a Deus…

Criei meu segundo grande projeto na musica: ORQUESTRA JOVEM DE CORDAS DE SÃO SEBASTIÃO e no mesmo ano, um terceiro projeto, a ORQUESTRA VERDE ESCOLA, dessa vez, convidado pessoalmente pelo maestro João Carlos Martins.

Me apaixonava cada vez mais pelo mundo dos projetos sociais, principalmente dentro da musica, onde proporcionou inúmeras mudanças na minha vida e na vida de centenas de outras pessoas.

Em 2016, saindo um pouco do universo musical eu notei que alguns amigos e pessoas próximas sempre me pediam ajuda em algo relacionado a negocios e como sempre fui apaixonado por desenvolvimento pessoal, decidi me arriscar em um novo desafio.

Surge então a UP SMART. Uma empresa voltada para o desenvolvimento empreendedor. Em 2017 realizei o maior congresso online de criatividade empreendedora da América Latina. Da um google ai: CONACRIE.

Lancei canal no youtube, podcast, blog, site, cursos, treinamentos, enfim… me joguei de cabeça nisso e hoje me considero um especialista em desenvolvimento empreendedor. Não sou nenhum guru, mas minhas experiências me ajudaram a ajudar outras pessoas.

Hoje graças a Deus ja foram centenas de empreendedores e pessoas que levaram suas vidas e seus negocios para o próximo nível através dos meus conteúdos e ensinamentos.

Mas nem tudo são flores…

Eu ainda tinha que aprender algo a mais antes dos meus 30 anos de idade e eu não iria encontrar isso em nenhum curso ou faculdade que não fosse a da vida, a da experiência. Mais uma vez…

Surgiu então uma grande oportunidade, vislumbrei o sucesso e decidi investir meu tempo e meu dinheiro nisso. Surge então a Bendita Doceira.

Uma empresa especializada em Bolo de Pote Gourmet.

O modelo de negocio era relativamente simples: uma cozinha onde se fabricavam os bolos, uma equipe de vendas para distribuir porta a porta e um motoboy para fazer o translado da cozinha ate os vendedores.

Simples, o negocio dos sonhos!

Mas eu achava que sabia alguma coisa, mas não sabia.

Iniciamos as atividades em abril de 2018 e o que eu achava que sabia mas não sabia, reconheço, era lidar com pessoas comuns.

Quando digo comuns, quero dizer que ate então eu só tinha tido contato com pessoas que ja eram profissionais em alguma coisa e na Bendita Doceira eu estava lidando com donas de casa e profissionais liberais com pouquíssimas ou ate nenhuma formação acadêmica ou profissional.

O grande desafio: montar uma equipe de vendas do zero com esse nível de profissionais.

Como era uma trabalho simples: vender bolos de pote porta a porta, eu achava que sabia, mas não sabia que as pessoas nem sempre sao honestas, nem sempre pensam no bem comum, nem sempre são responsáveis e o principal: nem sempre querem mudar as próprias vidas!

Cometi sim varios e varios erros na contratação dessas pessoas. Porém encontrei sim, diamantes, ótimos profissionais, pessoas que não me decepcionaram, mas infelizmente foi minoria.

Em menos de 6 meses, apesar de todos os problemas e prejuízos, vendemos mais de 20 mil bolos de potes somente aqui no litoral norte. Porem, metade desse numero ainda esta pelas suas, pra receber…

Prejuízos!

Ter uma loja onde o funcionário entra as 8 da manhã e sai as 5 da tarde é fácil… quero ver fazer pessoas comuns ter o mesmo pensamento de um empreendedor.

E esse foi o grande desafio que infelizmente, falhei. Mas procurei dar o meu melhor!

Hoje, 28 de dezembro de 2018 declaro por encerrado as atividades da Bendita Doceira e assumo 100% da responsabilidade por isso.

E se você quiser entender melhor sobre o que aconteceu de fato, terei prazer em te contar todos os detalhes num café!

Como eu disse acima, eu precisava aprender uma valiosa lição e posso acrescentar no meu currículo: “em 2018 eu quebrei… de novo!”

Graças a Deus dessa vez não foi uma quebra de 100% como nas anteriores, mas digo que a vida não esta nada fácil.

Tenho meus outros negocios e projetos pra continuar tocando em frente… nem tudo esta perdido, mas quebrei de certa forma para aprender uma lição que com certeza irei aprimorar com o tempo e aplicarei com certeza nos meus negocios atuais e claro, nos negocios futuros.

Em março completarei 30 anos de vida graças a Deus e me sinto feliz, realizado, por ter tido mais esta oportunidade de aprender com meus próprios erros e melhor ainda, poder reconhecer isso e enxergar que as perdas da vida na verdade são bençãos disfarçadas de derrotas.

Sinto que um novo ciclo se iniciará na minha vida em 2019 e estou ansioso para viver novos desafios que inclusive, ja estão surgindo…

Em 2019 planejo finalmente realizar um grande sonho: INSTITUTO DIFUSA… aguardem… daqui 10 anos volto aqui para contar a historia dos desafios e aprendizados que ainda estão por vir.

Lembre-se: “Jamais deixe de aprender. A vida pode ser um eterno aprendizado, basta você decidir isso.”

Um grande abraço a todos e um feliz 2019 cheio de desafios e conquistas!

Obrigado a todas as pessoas que fizeram a diferença na minha vida nos últimos 10 anos!

Meu agradecimento especial a essas pessoas:

Pai e Mãe: Tavares Rosangela Nildo Tavares

Na época da Marinha o cabo com quem aprendi muito: Miguel Marcio

Nos projetos culturais e sociais, pessoas que acreditaram nas minhas ideias: Emanuel Rezende Araújo Marianita Bueno Felipe Ambrosio Gustavo Rocha Wendhel Eliabe Oliveira Roney Marczak Fred Rossi Eliana Villela e Rubens e João Santana Celebrante

Quem me proporcionou palestrar pela primeira vez na vida falando sobre empreendedorismo: Fabricio Anselmo

Pessoas que acreditaram nos meus projetos antes mesmo de surgir a UP SMART: Emanoel Carvalho Corujinha Inteligente

Essas duas pessoas que contribuiram de certa forma para o meu crescimento pessoal nos últimos anos Luana Mascari e Geraldo Assunção Junior

Este grande profissional, meu primo Habacuque Siqueira de Oliveira que entrou de cabeça comigo no CONACRIE

E por ultimo, a futura senhora Tavares (quem sabe ❤️): Camila Lacerda, que foi responsável por toda a fabricação dos bolos de pote da Bendita Doceira, muitas vezes trabalhando mais de 12 horas seguidas.

A todos os familiares, amigos, alunos, colaboradores e parceiros que não citei nome, me perdoem, mas tenho certeza que se voce se sentiu de alguma maneira responsável por alguma coisa na minha vida, com certeza você esta no meu coração!

#partiu2019 #vidanova #ciclonovo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: